CI

Programa quer transformar MT no segundo maior produtor de borracha do país

De acordo com o governador Blairo Maggi, trata-se de um grande avanço do Estado no sentido de diversificar as culturas existentes e resgatar uma dívida histórica já que o Estado


O Programa de Implementação da Heveicultura no Estado de Mato Grosso tem como meta transformar o Estado no segundo produtor de borracha natural do Brasil em um prazo de 20 anos. Serão atendidas 30 mil famílias e serão gerados aproximadamente 150 mil empregos indiretos.

O orçamento é de R$ 89 milhões que serão custeados pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o governador Blairo Maggi, trata-se de um grande avanço do Estado no sentido de diversificar as culturas existentes e resgatar uma dívida histórica já que o Estado na década de 20 era o maior produtor de borracha do país.

O consumo do país é de 370 mil toneladas de borracha. O Brasil importa dois terços do látex que consome. Os maiores produtores são os países do Sudeste Asiático – Tailândia, Indonésia e Malásia.

O Estado de Mato Grosso possui três indústrias de beneficiamento de borracha. A maior unidade está instalada no distrito de Ouro Branco, pertencente ao município de Itiquira, localizado na região Sul do Estado.

Para o governo de Mato Grosso, o beneficiamento da borracha in natura é autosuficiente quanto à demanda de matéria-prima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.