CI

Projeto avança com plantio de maracujá e manga

Iniciativa vai aumentar produção agrícola e a gerar emprego no Nordeste goiano


Plantação em Flores de Goiás deve atingir pico de produtividade em dois meses. Plantação em Flores de Goiás deve atingir pico de produtividade em dois meses. - Foto: Agrolink

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está colhendo os primeiros frutos do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. Esta iniciativa visa incentivar a produção de manga e maracujá por meio da implementação de sistemas de supervisão em propriedades rurais de municípios da região Nordeste do estado.

De acordo com o Seapa, o projeto, que visa incluir principalmente produções da agricultura familiar e comunidades tradicionais no processo produtivo, além de contribuições a produtividade agrícola e a geração de empregos, já está demonstrando resultados promissores.

Após cerca de quatro meses desde o plantio da primeira fase, as plantas de maracujá cultivadas pelos produtores Luciana de Neves e Edgar Sousa, no município de Flores de Goiás, estão carregadas de frutos. Para Luciana, fazer parte desse projeto é motivo de grande alegria, especialmente ao testemunhar os primeiros frutos: "Estamos muito felizes por fazer parte desse grande projeto, e mais felizes ainda vendo os primeiros frutos, e que lindos frutos!"

A expectativa é de um aumento significativo na produção, visto que os frutos atuais representam apenas cerca de 30% do potencial completo da planta, conforme explicou Alisson Luis Ferreira, assessor técnico da Gerência de Agricultura Irrigada da Seapa.

A partir do sexto mês após a fase do transplante, estima-se que a área atendida nesta primeira tenha capacidade para produzir aproximadamente 4,2 mil toneladas de maracujá. Já a produção de mangá pode chegar a 6 mil toneladas no terceiro ano do projeto. Cada plantação abrange um hectare de manga e um hectare de maracujá, ambos com sistemas de irrigação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.