CI

Projeto no Oeste da Bahia visa reduzir emissões de gases do efeito estufa

Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) lidera iniciativa em parceria com universidade e pesquisadores locais


Foto: Divulgação

No Oeste da Bahia, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) está na vanguarda de um projeto inovador destinado a reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) por meio de práticas agrícolas sustentáveis. O projeto, desenvolvido em colaboração com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e pesquisadores locais, concentra-se na redução da emissão de CO2 nos diferentes sistemas de manejo de grãos e fibras.

O objetivo principal desta iniciativa é utilizar técnicas que promovam a manutenção e melhoria da qualidade da Matéria Orgânica do Solo (MOS), contribuindo assim para a diminuição das emissões de GEE. Em um contexto mais amplo, o projeto visa também fomentar a economia e a sustentabilidade, buscando a fixação do carbono do solo e aumentando a rentabilidade dos produtores.

Os resultados parciais do projeto já demonstram o potencial das práticas sustentáveis ??na agricultura do Oeste da Bahia. A pesquisa, que mede a emissão de CO2 em diferentes sistemas de cultivo, destaca a importância de escolhas conscientes de manejo que impactam diretamente na sustentabilidade ambiental da região.

O Carbono, essencial para a vida vegetal, tem sido alvo de preocupação devido ao seu papel no aumento das temperaturas e nas mudanças climáticas globais. No entanto, agricultores comprometidos têm adotado práticas como o plantio direto e a gestão eficiente de resíduos para mitigar esses efeitos, capturando e armazenando carbono no solo.

Microrregiões produtoras como Coaceral, Anel da Soja/Linha do Ouro e Panambi estão sendo estudadas para entender o balanço de Carbono em diferentes áreas do Oeste baiano. Eduardo Manjabosco, um produtor rural local, expressou otimismo em relação aos resultados do projeto em sua propriedade, destacando a capacidade da agricultura sustentável de sequestrar carbono de forma significativa.

Além do projeto principal, a Aiba está envolvida em outras iniciativas que visam melhorar a qualidade do solo e da água na região. Um projeto piloto em discussão propõe a geração de créditos de carbono em áreas de Reserva Legal (RL) e Área de Preservação Permanente (APP), incentivando a preservação ambiental e gerando recursos financeiros para os agricultores locais.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, ressalta a importância dessas iniciativas para a sustentabilidade e a viabilidade econômica dos produtores da região, destacando o compromisso da associação em promover práticas agrícolas socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.