CI

Projeto quer “digitalizar a água” da Amazônia

Projeto quer entender a Bacia Amazônica


Foto: Pixabay

Um projeto realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem como foco o desenvolvimento de uma plataforma de análise automática e em tempo real das águas da região amazônica. De acordo com o It Fórum, Diebold Nixdorf, fornecedora de tecnologia para bancos, anunciou apoio ao Projeto Yara, que busca monitorar a qualidade da água da bacia do Rio Amazonas.

“Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto que visa agilizar e reforçar o monitoramento das águas dos rios de toda a região”, diz Fernando Curcio, Diretor Industrial da Diebold Nixdorf Brasil e responsável pela fábrica da companhia em Manaus. “A Diebold Nixdorf é reconhecida mundialmente por seu trabalho de responsabilidade social e ambiental, e nossa gestão em Amazonas também segue essas diretrizes. Buscamos colaborar com a comunidade para a promoção de um ambiente mais sustentável e justo. O trabalho da UEA tem uma grande sinergia com este propósito que queremos compartilhar.”

Nesse contexto, coletar e analisar dados de temperatura, condutividade, turbidez, entre outros parâmetros, serão instalados sensores eletrônicos no rio, entre Manaus e Parintins. A plataforma promete reduzir o tempo e os custos envolvidos no monitoramento das águas dos rios, tornando o processo de análise e acompanhamento da bacia do Rio Amazonas mais ágil e confiável.

“Por conta de toda a extensão e pela dificuldade de acesso, a coleta de amostras para a análise laboratorial das águas de todos os rios demanda um esforço sempre muito grande e que, às vezes, pode se deteriorar no transporte ou manejo do material coletado. O programa busca reduzir esses desafios ao permitir a coleta automatizada da água”, explica o professor Carlossandro Albuquerque, um dos idealizadores do projeto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.