CI

Projeto quer combater pragas na África com ecologia

Push-pull é um sistema de cultivo integrado que envolve afastar as pragas da cultura principal


Foto: Nadia Borges

Espera-se que um projeto de pesquisa e inovação de 7,66 milhões de euros promova a 'tecnologia push-pull', uma abordagem ecologicamente correta para usar algumas 'espécies de plantas repelentes' no combate a pragas que atacam diferentes plantações em Ruanda, Etiópia, Quênia, Uganda e na Tanzânia. O projeto denominado “UPSCALE” será implementado pelo Conselho de Desenvolvimento de Agricultura e Recursos Animais de Ruanda e pela Food for the Hungry - uma organização cristã internacional - nos distritos de Kamonyi, Muhanga, Ruhango, Gatsibo, Nyagatare e Ngororero. 

Tem como objetivo abordar a segurança alimentar, meios de subsistência e resiliência às mudanças climáticas na região subsaariana da África Oriental, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental das práticas agrícolas por meio do manejo agroecológico com base na tecnologia push-pull. Germain Nkima, pesquisador em manejo de pragas no Conselho de Desenvolvimento de Agricultura e Recursos Animais de Ruanda, disse que os pesquisadores estão trabalhando em soluções baseadas na natureza, como a tecnologia push-pull para controlar as pragas da broca do caule do milho em Ruanda. 

Push-pull é um sistema de cultivo integrado que envolve afastar as pragas da cultura principal usando um consórcio repelente. Ele explicou que as plantas de Desmodium são consorciadas com as fileiras de milho, enquanto outras espécies são plantadas ao redor da área de cultivo de milho. O desmodium produz produtos químicos voláteis que repelem ou afastam as mariposas da lagarta-do-cartucho, enquanto outras espécies de plantas, como o capim-elefante que cercam a fazenda de milho, puxam a lagarta-do-cartucho. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.