CI

Propriedade referência em confinamento no norte do PR

Na Fazenda Santa Helena, cerca de 2 mil animais são criados em confinamento


Na Fazenda Santa Helena, cerca de 2 mil animais são criados em confinamento

A Fazenda Santa Helena, em Bom Sucesso, região norte do Paraná, é referência em confinamento no Estado. Nas mãos da família de Dante Pazzanese desde a década de 1930, na propriedade de 2,3 mil hectares são produzidos grãos, cana e conta com quase 2 mil cabeças de gado. "O foco aqui é a produção de genética", enfatiza Pazzanese, destacando que dos animais atualmente confinados a maior parte será revendida como reprodutor.

No local, a área destinada à pecuária intensiva é bastante generosa e acima da média. Cada animal tem espaço médio de 25 metros quadrados para ocupar. Conforme o produtor, existem confinamentos com 4 metros quadrado para cada exemplar, mas o ideal é em torno de 10 metros.

Na fazenda, a média de idade em que os animais vão para o confinamento segue a nacional, perto de dois anos. E acontece no período mais frio e seco do ano, entre os meses de junho e novembro, quando a produção de pasto é menor. "Eles seguem para o confinamento com cerca de 350 quilos, ficam em torno de 90 dias e são abatidos com 500 quilos", conta Pazzanese, frisando que alguns animais de sua propriedade seguem para confinamento bem novinhos.

São criados com ração balanceada, uma parte volumosa com cana, milho e fonte de proteínas como a soja, além de aditivos, minerais e vitaminas. "A alimentação é determinada com base em pesquisa que aponta a exigência de nutriente dos animais", frisa Pazzanese.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.