O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Jerônimo Goergen, garantiu a prorrogação das dívidas dos pequenos e médios suinocultores gaúchos. O acerto envolve um montante de R$ 93 milhões de dívidas que foram contraídas com o Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi. Os produtores de suínos terão um ano para quitarem seus respectivos débitos. Em contrapartida, eles assumem o compromisso de realizar movimentações financeiras no Banrisul. Os suinocultores gaúchos também foram beneficiados com a abertura de uma linha de crédito no valor de R$ 2,5 milhões.
Outra boa notícia para o setor é o fortalecimento das barreiras sanitárias com Santa Catarina. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento colocou equipes volantes de fiscais atuando na região Norte e aumentou de cinco para dez os postos de controle de gado na divisa com o estado vizinho, que sofre com a incidência da doença de Aujeszky. Trata-se de uma virose que atinge o aparelho reprodutor dos animais e provoca alta mortalidade de leitões. Não existe tratramento para a doença, somente controle. No momento, o rebanho gaúcho está livre do mal, mas os suinocultores estão atentos às medidas fiscalizatórias empreendidas pela Secretaria da Agricultura.
No dia 6 de maio, Jerônimo será recebido no Palácio Piratini pelo governador Germano Rigotto, que na ocasião deverá oficializar a reativação da Câmara Setorial da Carne. A reativação da câmara vem sendo defendida há tempos pelo deputado. Este organismo colocará indústria, produtores e mercado frente a frente para discutir os problemas do setor. Na audiência, o parlamentar estará acompanhado de representantes das duas cadeias de corte (bovinocultura e suinocultura). Ele também enviará ao governador a proposta de rediscussão da carga tributária para a bovinocultura.
Outra negociação bem encaminhada junto ao governo do Estado é a reabertura dos mercados de Santa Catarina e do Uruguai. O Rio Grande do Sul ainda sofre restrições em função do episódio da febre aftosa. Nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 10h, a Comissão de Agricultura promove reunião extraordinária em Três de Maio. Em pauta, a proposta de instalação da CPI da carne bovina e suína. O encontro acontece na Praça de Alimentação do Parque de Exposição do município.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.
Não tem conta? Cadastre-se aqui