ProteCitrus tem mais de 15 mil acessos desde sua criação
CI
Imagem: Fundecitrus
FUNDECITRUS

ProteCitrus tem mais de 15 mil acessos desde sua criação

Com pouco mais de um ano e meio, o novo formato do programa tem contribuído para o acesso dos citricultores à lista
Por:

Com pouco mais de um ano e meio, o novo formato do programa tem contribuído para o acesso dos citricultores à lista

Em julho, a ProteCitrus - Produtos para Proteção da Citricultura completou um ano e meio de reformulação e já tem mais de 15 mil acessos de usuários na página. Este novo modelo de lista de indicação de defensivos agrícolas, que substitui a antiga lista PIC, transformou-se em um programa voluntário do setor para a proteção da citricultura, ampliando os requisitos para a inscrição de um produto no rol e se antecipando a tendências e regulamentações dos diversos mercados internacionais.

Desde dezembro de 2019, a página da ProteCitrus foi acessada por mais de 8 mil usuários – destes, sendo mais de 6.200 novos visitantes –, de 54 países. Além disso, foram feitos mais de 14.500 downloads da lista de defensivos agrícolas permitidos e mais de 4.300 downloads da lista de Limites Máximos de Resíduos (LMR).

Pela plataforma online, os citricultores acessam defensivos listados que atendem as exigências regulatórias do Brasil, Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá, China e Codex Alimentarius. Os produtos estão classificados como acaricidas, inseticidas, fungici­das, herbicidas, hormônios vegetais, ativadores de plantas, feromônios, formicidas, agentes biológicos e de­fensivos de uso alternativo – que podem ser pesquisados pelo ingrediente ativo, nome comercial, classe e também praga/doença/alvo.

A ProteCitrus busca conectar cada vez mais o trabalho do citricultor com as exigências dos governos e dos clientes de forma sustentável, frente a demanda global pela produção de alimentos com o menor impacto ambiental possível, explica o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Marcelo Scapin. “Com a reformulação da ProteCitrus, aumentamos o acesso às informações constantes na lista e o citricultor vem demonstrando boa aceitação”, completa.

Gestão e atualização dos dados

Atualmente, a ProteCitrus é gerida por um comitê técnico formado por Fundecitrus, Ci­trosuco, Cutrale, Louis Dreyfus, Agroterenas, CitrusBR, Coopercitrus, Fundação de Pesqui­sas Agroindustriais de Bebedouro, Grupo de Consultores em Citros (GCONCI) e Unesp - campus de Jaboticabal (SP).

O grupo se reúne regularmente para acompanhar a situa­ção regulatória de cada molécula, buscando as melhores práticas agrícolas visando a saúde dos trabalhadores, segurança alimentar e preservação ambiental.

As atualizações da lista são feitas a cada quatro meses, em abril, agosto e dezembro. Acesse a última atualização, feita em 13 de agosto: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/noticias/integra/lista-protecitrus-passa-por-nova-atualizacao/1070.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.