Quais os benefícios da aveia crua para a saúde?
É uma importante fonte de carboidratos
Foto: Compre Rural
A aveia é um dos cereais mais completos e com grandes benefícios para a saúde. Fornece ao corpo carboidratos de absorção lenta, fibras, proteínas e minerais como magnésio, ferro, cobre, zinco, bem como vitaminas B e pequenas quantidades de cálcio e ácido fólico.
De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a aveia é um cereal da família das gramíneas cujas sementes são ricas em proteínas, vitaminas E e complexos B como tiamina, riboflavina, vitamina B6 e ácido fólico, ácido fítico, fibra , beta-glucanos , zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, gorduras insaturadas ou "gorduras boas". Além disso, é uma ótima fonte de antioxidantes.
Em qualquer uma de suas apresentações, esse alimento é fundamental na dieta alimentar e incluir uma porção diária é recomendado para todas as pessoas. No caso específico da aveia crua, pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial. Também ajuda a regular os movimentos intestinais e a manter o peso adequado, informações corroboradas por um estudo publicado pela Universidade de Oxford na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.
É uma importante fonte de carboidratos, que fornecem energia suficiente para quem pratica esportes. Promove a saúde dos nervos e é considerado um dos alimentos mais importantes para a longevidade, pois seus fitonutrientes e ácidos graxos permitem ao organismo combater doenças crônicas.
Na lista de propriedades da aveia crua está seu poder antidepressivo e consumir aveia regularmente ajuda a reduzir a fadiga. Por outro lado, os beta-glucanos contidos neste alimento ajudam a engrossar os músculos do coração, minimizando o risco de doenças cardíacas. Aveia crua também tem propriedades antifúngicas e reduz o risco de diabetes tipo 2.
Aveia integral é rica em antioxidantes e compostos vegetais benéficos chamados polifenóis, e uma de suas principais características é que contém um grupo exclusivo de antioxidantes chamados avenantramidas, que ajudam a reduzir os níveis de pressão arterial, aumentando a produção de óxido nítrico. Esta molécula de gás ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e leva a um melhor fluxo sanguíneo.