Quais são os estados mais ricos do agro?
CI
Imagem: Expodireto Cotrijal
VEJA AQUI

Quais são os estados mais ricos do agro?

O agronegócio brasileiro está entre os principais pilares econômicos do País.
Por: -Aline Merladete

O agronegócio brasileiro está entre os principais pilares econômicos do País. Isso ocorre por conta dos incentivos de grandes corporações, e também pelo desenvolvimento das cidades que se sustentam a partir das atividades rurais, promovendo mais qualidade de vida para seus residentes e trabalhadores. Assim, é importante reconhecer a força do setor para o Brasil, e entender como ocorreu essa expansão de forma massiva, especialmente nos últimos anos. 

Conforme dados divulgados pela assessoria, o agro tem papel fundamental para a economia brasileira.  Atualmente, o agronegócio se apresenta como um dos maiores geradores de renda da economia brasileira. Segundo relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Esalq/USP, o setor teve participação de 27,4% no PIB em 2021, correspondendo a uma movimentação de aproximadamente R$913,14 bilhões. Além disso, as tendências de crescimento são positivas. Espera-se que, em 2022, a produção agrícola alcance 277,1 milhões de toneladas, um avanço de 9,4% em relação ao ano anterior.

Embora a participação no PIB brasileiro seja significativa, um dos principais elementos que mais comprovam o crescimento do agronegócio é a formação de novas cidades. Isso acontece por conta do desenvolvimento e organização das atividades em áreas rurais, de modo a atender as necessidades urbanas, sociais e econômicas de famílias que residem na região. Dessa forma, ocorre o nascimento de novos municípios, que unem ambos os ambientes a fim de promover melhor qualidade de vida para os trabalhadores e residentes, enquanto contribui para o aumento das ações relacionadas ao agro.

Confira os 5 estados mais ricos do agronegócio brasileiro

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou levantamentos que mostram as cidades e regiões com a maior participação no crescimento do agronegócio no último ano, em âmbito nacional.  

Em primeiro lugar, se destaca o Mato Grosso, com 35 das cidades mais ricas. Além disso, a região também é conhecida pela sua forte participação nas atividades de exportação agropecuária.

O segundo estado do ranking é o Mato Grosso do Sul, com 13 dos municípios melhor ranqueados pelo MAPA.

Na ordem, segue o estado de Goiás, com 10 cidades, também sendo reconhecido pela sua participação em atividades rurais. Em seguida, o estado mais rico e com maior crescimento do agronegócio é a Bahia, que se destaca entre a predominância do centro-oeste.

Isso acontece por conta do investimento e das ações de grandes empreendimentos, como o Agronegócio Estrondo, que está comprometido com o desenvolvimento do agronegócio no Oeste da Bahia. 

Por fim, Minas Gerais é o quinto estado mais rico do setor, com 9 municípios bem colocados no ranking.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.