Que provoca formação de nuvens de gafanhotos?
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Pixabay

DESCOBERTA

Que provoca formação de nuvens de gafanhotos?

Eles são atraídos por feromônios
Por: -Leonardo Gottems
263 acessos

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências publicaram um estudo na revista Nature, afirmando que identificaram uma substância química específica, ou feromônio, liberada pelo gafanhoto migratório que atrai outros gafanhotos para perto de si. De acordo com os pesquisadores, em entrevista ao grist.org, a descoberta será diretamente relevante para o desenvolvimento de novos métodos para evitar as espécies de gafanhotos que vêm invadindo países e destruindo plantações em forma de nuvens. 

O estudo descobriu que todos os gafanhotos examinados, solitários e gregários, jovens e velhos, machos e fêmeas, no laboratório e no campo, foram atraídos por um feromônio conhecido como 4-vinilanisol, ou 4VA.  Embora gafanhotos solitários não emitissem 4VA por conta própria, quando os pesquisadores colocaram apenas quatro ou cinco gafanhotos solitários juntos, eles começaram a produzir o feromônio também. 

Os resultados indicam que os cientistas podem medir as emissões de 4VA para monitorar populações e prever enxames, ou usar iscas de 4VA para atrair os insetos para uma área concentrada onde podem ser mortos com pesticidas. “Monitorar o acúmulo de populações de gafanhotos é absolutamente fundamental para seu controle efetivo”, disse Stephen Rogers, pesquisador associado da Universidade de Cambridge que não participou do estudo. “Enxames incipientes podem ser cortados pela raiz antes que os números se tornem esmagadores”, completa. 

A equipe responsável pelo novo estudo fez uma segunda descoberta que, segundo os especialistas, poderia ser ainda mais útil. Ela identificou o receptor específico na antena do gafanhoto que detecta 4VA. Esse conhecimento poderia ser usado para desenvolver um tratamento que iniba o receptor, essencialmente cegando o gafanhoto ao seu próprio feromônio. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink