Queda nas entregas de adubos no país
CI
Fertilizantes

Queda nas entregas de adubos no país

De acordo com a Anda, as entregas de fertilizantes ao consumidor final totalizaram 1,78 milhão de toneladas em maio deste ano
Por:

De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), as entregas de fertilizantes ao consumidor final totalizaram 1,78 milhão de toneladas em maio deste ano. O volume aumentou 3,4% em relação ao mês anterior, mas foi 27,3% menor que o entregue em igual mês do ano passado. A paralisação dos caminhoneiros no final de maio prejudicou o transporte do insumo dos portos até as misturadoras e também a distribuição destes ao consumidor final.

No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano foram entregues 9,84 milhões de toneladas de adubos no país, 4,0% menos que no mesmo período de 2017. Em curto prazo, a expectativa é de que a demanda aumente, considerando a procura por fertilizantes para o plantio da safra de grãos 2018/2019.Este fato, somado ao dólar em um patamar de preço mais alto, são fatores de alta para as cotações dos fertilizantes nos próximos meses.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, os fertilizantes nitrogenados subiram, em média, 3,1% na primeira quinzena de junho, em relação ao fechamento de maio último. Para os adubos potássicos e fosfatados as altas foram de 3,8% e 1,4%, respectivamente. Um ponto importante é que o mercado de fertilizantes, assim como mercado de grãos, “travou” com as indefinições acerca do tabelamento do frete rodoviário e isto poderá prejudicar a comercialização e entregas nos próximos meses, que são os meses de maior demanda interna. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink