CI

Receitas à base de soja e trigo são destaques no Padejo do Senar na Expointer

Ao término de cada dinâmica, o público poderá degustar os alimentos e receberá um folder com as receitas


A soja apresenta vários benefícios na alimentação, pois é um alimento rico em proteínas, minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. A leguminosa previne doenças cardiovasculares, Osteoporose, câncer de mama, próstata e tireóide e diminui o colesterol. Além disso, por ser um grão rico em proteínas pode ser ingerido em substituição à carne e é uma alternativa a quem apresenta intolerância à lactose e ao glúten. Apesar da qualidade nutricional e da abundância do grão no Rio Grande do Sul (conforme o IBGE, na safra 2007-2008 foram produzidas 7.773.324 toneladas de soja no RS do total de 59.925.421 no Brasil – segundo produtor mundial), a população não tem o hábito de consumir alimentos à base de soja.

Para incentivar a ingestão da soja na dieta alimentar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) estará ensinando ao público da Expointer 2009 como preparar receitas à base do grão, como leite, farinha, maionese, queijo, leite condensado, brigadeiro, ambrosia e biscoito. Ao término de cada dinâmica, o público poderá degustar os alimentos e receberá um folder com as receitas.

Três instrutoras promoverão oficinas no espaço Padejo, localizado no estande do Senar, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. As atividades serão realizadas diariamente em quatro horários: 10h, 12h, 15h e 17h. “A maioria das pessoas não sabe que é possível adaptar a soja a qualquer receita convencional. Para tornar o sabor agradável ao paladar basta adotar o choque térmico: procedimento necessário para evitar aquele gosto desagradável em todos os derivados de soja.”, destaca a instrutora do Senar, Joelma Rodrigues da Silva.

Também serão demonstradas receitas de pães, massas e biscoitos com farinha de trigo. O público ainda receberá informações sobre a importância econômica do trigo para o Estado e o seu papel nos sistemas de rotação de cultura. Na safra 2008, o RS produziu 2.058.215 toneladas dos 6.030.600 no Brasil (IBGE). As oficinas oferecidas na Expointer são baseadas em novos cursos do Senar: “Panificação Caseira” e “Transformação Caseira de Derivados da Soja”.
As informações são da assessoria de imprensa do Senar-RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.