CI

Redução nas áreas de plantio de milho

Agricultores enfrentam mudanças nas escolhas de cultivo


Foto: Nadia Borges

Agricultores enfrentam mudanças nas escolhas de cultivo, conforme indicam dados recentes. Na 1ª safra de milho, observou-se uma diminuição de 10% na área plantada, com muitas lavouras migrando para o cultivo de soja, refletindo uma adaptação às condições do mercado.

Para a 2ª safra de milho, as projeções atuais sinalizam uma redução de 5% na área a ser plantada. Essa decisão é atribuída, em grande parte, à influência dos baixos preços que impactaram a tomada de decisão dos agricultores durante o planejamento do plantio.

Além disso, atrasos no plantio da soja e a diminuição no uso de insumos também terão impacto no potencial produtivo da 2ª safra de milho. Vale ressaltar que eventos climáticos, como o forte El Niño de 2015/2016, tiveram consequências notáveis na produtividade média da 2ª safra de milho na região Centro-Oeste. Naquela ocasião, a produtividade média caiu para 63,7 sacas/hectare, em comparação com a média normal de 110 sacas/hectare, destacando os desafios climáticos como um fator relevante na produção agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.