CI

Região de Cornélio Procópio responde por 21% do trigo colhido no Paraná

A estimativa é que a produção fique entre 411 e 442 mil toneladas, com rendimento médio de 2 mil 680 por hectare de trigo plantado


Em entrevista concedida ao site de notícias Agora Cornélio, o economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Santo Pulcinelli Filho, disse que a região de Cornélio Procópio está respondendo por pelo menos 21% do trigo colhido no Paraná. Segundo ele, foram plantados nos 23 municípios da região do Núcleo da Seab 170 mil hectares, sendo que 60% desse total já foi colhido pelos produtores. A estimativa é que a produção fique entre 411 e 442 mil toneladas, com rendimento médio de 2 mil 680 por hectare de trigo plantado. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil produziu na presente safra 143,8 milhões de toneladas de grãos. O Estado do Paraná respondeu por cerca de 22 milhões 690 mil toneladas.

O economista do Deral informou ainda que, na safra de verão 2007/2008, foram plantados 53 mil hectares de milho e colhidos 355 mil e 100 toneladas, uma média de 6 mil e 700 quilos por hectare plantado. No caso da soja, Santo Pulcinelli Filho afirmou que foram plantados 257 mil hectares para uma produção de 740 mil 160 toneladas. Isso, de acordo com ele, representa uma produtividade média de 2 mil 880 quilos por hectare. Na opinião do técnico, a região de Cornélio Procópio contribuiu de maneira significativa para o resultado da safra de grãos no Paraná, que continua sendo o Estado recordista de produção agrícola no Brasil.

FRUTAS - A região de Cornélio Procópio tem hoje uma área plantada de pelo menos 6 mil e 500 hectares de frutas, com destaque para a banana que ocupou espaço de 2 mil 839 hectares na safra de 2006, seguido da uva (foto) com mil e 48 hectares, abacate 346 hectares, laranja 191 hectares, pêssego 106 hectares e goiaba 36 hectares. A afirmação é do economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Santo Pulcinelli Filho. Ele acredita, inclusive, em aumento na área plantada de frutas, uma vez que muitos produtores estão aderindo à fruticultura nos 23 municípios da região de Cornélio Procópio.

Por sua vez, o técnico da Emater local, Manoel Pessoa Lira disse que a fruticultura já é uma realidade na região de Cornélio Procópio, porque tem sido uma fonte maior de lucro para os produtores rurais, cansados de colher prejuízos com as culturas tradicionais devido as adversidades climáticas e pouco incentivo do governo. Ele afirmou que esses produtores aguardam com expectativa de que seja implantada pela Cooperativa Agrícola Integrada no município de Cornélio Procópio a tão propalada unidade de suco de laranja, que vai gerar empregos e renda. Uma decisão nesse sentido deve ser anunciada oficialmente ainda este ano, acredita Manoel Pessoa Lira. “Isso seria a redenção econômica do município que hoje já tem a Companhia Iguaçu de Café Solúvel”, observou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.