CI

Regulagem de semeadora é tema de curso na Cotrijal

Ações práticas também fizeram parte do curso


Técnicos da Cotrijal, produtores e funcionários de propriedades, participaram, de 24 a 27 de julho, de curso sobre regulagem e manutenção de semeadoras. O curso foi realizado no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, sob a coordenação da empresa Sociplanta.


Divididos em duas turmas, os participantes tiveram lições sobre autoconhecimento - necessidade de se entender a importância da adoção de novas tecnologias -, principais problemas a campo, qualidade de plantio, sistema de sementes, análise da máquina e regulagem. Também puderam fazer um teste prático para verificar a campo o resultado da regulagem de galpão. Ainda receberam orientações sobre abertura e fechamento de sulco.

O professor Roberto Jasper, um dos instrutores do curso, comenta que o treinamento trabalha com mecanismos de convencimento para que o agricultor possa semear de forma correta. "Precisamos aproveitar os detalhes e ter o controle real da qualidade exigida nesse processo. Uma boa regulagem é realizada no galpão, com antecedência e planejamento, para que a qualidade possa ser vista no campo", recomenda Jasper, que afirma que a semeadora tem que chegar no campo regulada, e a semeadura deve acontecer com umidade e profundidade ideal, com controle de entrelinhas e a menor variação possível. "O grande problema da não manutenção das regulagens feitas e que afeta a produtividade em grande parte das lavouras é o descuido da condição ideal da semeadura. Para isso é preciso ter discernimento para avaliar as condições ideias para a atividade. Não adianta fazer uma boa regulagem se as outras condições não estiverem de acordo".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.