CI

Relação milho e MAP melhora e favorece estratégia de manejo

O objetivo foi aproveitar janelas de preços mais atrativas para o MAP


O objetivo foi aproveitar janelas de preços mais atrativas para o MAP O objetivo foi aproveitar janelas de preços mais atrativas para o MAP - Foto: Canva

A relação de troca entre milho e MAP melhorou de forma significativa nos últimos meses, segundo análise de Jeferson Souza, analista de inteligência de mercado. A movimentação dos produtores para tentar contornar os aumentos nos fosfatados acabou encontrando um cenário mais favorável nesta reta final de 2025.

Souza explica que, diante da alta nos preços do fósforo de alta concentração, muitos agricultores migraram para produtos menos concentrados ou adotaram mudanças de manejo. Uma das alternativas observadas foi reduzir a aplicação de fosfatados na soja, priorizando apenas a adubação potássica na oleaginosa e concentrando o fósforo no milho. O objetivo foi aproveitar janelas de preços mais atrativas para o MAP.

Os números confirmam a estratégia. A relação de troca entre o milho e o MAP caiu de 122 sacas por tonelada em julho para 83 sacas atualmente. O movimento beneficiou quem concentrou o fósforo no cereal, já que o milho manteve preços firmes enquanto o MAP registrou queda intensa nos últimos cem dias.

Souza pondera que não há como afirmar se a alternativa é ideal para todo o sistema produtivo, mas destaca que, olhando exclusivamente os preços, a escolha trouxe bons resultados neste ciclo. As atualizações completas constam no relatório divulgado hoje pelo analista. “Confesso que não tenho gabarito para dizer se isso é ou não interessante pensando no sistema como um todo, porém, olhando para os preços somente, parece-me que a alternativa realmente foi bem sucedida”, conclui ele, em seu perfil na rede social LinkedIn.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7