CI

Retaliações da China cortam importações de etanol

Eventual benefício para Brasil poderia acontecer em 2019


Compradores chineses de etanol americano terão de cortar importações de etanol em função das altas tarifas, mas eventualmente terão de importar de outros países, como o Brasil, para atingir as metas de governo de uso do biocombustível, analistas e fontes da indústria revelaram à Reuters na segunda-feira.

No domingo, a China confirmou que colocará uma tarifa extra de 15% nas importações de etanol dos Estados Unidos como parte de uma reação às sobretaxas americanas em aço e alumínio. A tarifa anterior era de 30%. As tarifas, que se efetivaram ontem, neutralizarão a economia de custos de importar o etanol mais barato dos Estados Undos contra o fornecimento doméstico, informaram três fontes no mercado. O etanol, um álcool tipicamente produzido de milho ou açúcar, é frequentemente misturado com gasolina para reduzir a poluição do ar de emissões veiculares.

“A diferença de preço terminou. Nós suspenderemos as importações neste ano”, disse um gerente uma refinaria privada, acrescentando que estava considerando comprar de fornecedores domésticos de etanol para misturar com gasolina.  É uma boa notícia para produtores domésticos que já estão aumentando a produção com milho mais barato e subsídios do governo. “Nós temos tanto milho. Nós estaremos bem se não importamos etanol”, disse um gerente de uma produtora importante de etanol da China.

Mas analistas afirmaram que a China precisará reiniciar importações para chegar a meta do governo de 10% de conteúdo de etanol em toda a gasolina do país em 2020. “A demanda por etanol vai potencialmente explodir em 2019 e 2020 e não teremos fornecimento doméstico desde então. Teremos de importar”, disse Michael Mao, um analista da Zhuocuang, um consultora de commodities na província de Shandong.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.