CI

Ribeirinhos do município de Portel têm capacitação sobre uso do PAA e PGPM-Bio

Apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar e do extrativismo


No período entre 29 de maio e 1º de junho, cerca de 60 ribeirinhos do município de Portel, no Pará, receberão capacitação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para saber como participar dos programas que a empresa oferece, em apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar e do extrativismo.

As palestras abordarão informações relativas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Essas ações são direcionadas à população ribeirinha, uma vez que boa parte da renda da comunidade é oriunda das atividades agrícolas e extrativistas locais.

Por meio do PAA, por exemplo, o pequeno agricultor tem os seus produtos adquiridos pelo governo, ao mesmo tempo em que este alimento é destinado a populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Já a PGPM-Bio assegura a existência de um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros, como o açaí, a andiroba, o babaçu, a borracha extrativa, o cacau e a castanha do Brasil, entre outras. Além de garantir renda às populações que dependem da extração destes recursos naturais, esta política também contribui com a proteção e a preservação do meio ambiente. No caso do açaí, vale lembrar que boa parte da renda destas comunidades provém da venda desta fruta, chamada de “ouro preto” da região.

Entre os participantes esperados estão agricultores extrativistas, membros da Associação dos Moradores da Gleba Acutipereira (Asmoga), da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Rio Acuti-pereira (Atta) e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Portel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.