CI

RS: Canoas vê o crescimento da agricultura familiar

Conhecida por ser uma cidade industrial, Canoas também está crescendo no setor da agricultura familiar


Foto: Eliza Maliszewski

Conhecida por ser uma cidade industrial, Canoas também está crescendo no setor da agricultura familiar. Atualmente, 70 famílias sobrevivem com a produção agrícola, fornecendo aproximadamente 260 toneladas de alimentos por mês. Os dois maiores polos agrícolas ficam localizados nos bairros Mato Grande e Estância Velha.

As principais atividades desenvolvidas pelos pequenos agricultores são a produção de alface, tomate, espinafre, couve, beterraba, nabo, temperos verdes, como alecrim, tomilho, cebolinha, manjericão, hortaliças, entre outras. Os alimentos são destinados para o Programa de Aquisição Alimentar (PAA), Central de Abastecimento (Ceasa), restaurantes, supermercados, estabelecimentos comerciais e feiras ecológicas.

Para a titular da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, apesar da agricultura não ser um dos setores que mais contribui para a arrecadação municipal, é uma atividade de suma importância voltada ao desenvolvimento sustentável, para a preservação ambiental e para a garantia de produção de alimentos de qualidade. "Somos conhecidos nacionalmente pelo forte setor industrial. O que poucas pessoas sabem é que Canoas também tem produção agrícola e nós estamos trabalhando desde janeiro no fortalecimento dessa área", destaca a secretária.

O Programa de Aquisição de Alimentar (PAA), do governo federal, coordenado no município pela secretaria Municipal da Cidadania, disponibiliza recursos para que o município efetue a compra de alimentos da agricultura familiar. Os produtos são destinados aos equipamentos públicos da Assistência Social, como CRAS e CREAS, e entidades da organização civil da rede socioassistencial, beneficiando aproximadamente 1 mil famílias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.