CI

RS: Programa Segunda Água chega a sua fase final em Pelotas

Chegou à sua última fase em Pelotas o Programa Segunda Água


Foto: Pixabay

Chegou à sua última fase em Pelotas o Programa Segunda Água, que ao todo contemplou 29 famílias de agricultores familiares, indígenas e quilombolas. O Segunda Água é um Programa do Governo do Estado e visa garantir acesso a água para produção no meio rural a populações em situação de vulnerabilidade social para promover a segurança alimentar e hídrica através de microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação.

"A partir de agora essas famílias terão minimizadas a situação de escassez de água nas propriedades com o aumento da capacidade de reserva hídrica, garantindo a segurança alimentar e nutricional por meio da produção para o autoconsumo e comercialização do excedente", comenta o extensionista da Emater/RS-Ascar Robson Loeck.

Todas as famílias foram capacitadas em gestão hídrica e uso sustentável dos recursos naturais, o que acabou por dar continuidade a um processo de qualificação iniciado em outro Programa, do Governo Federal, em que elas estiveram envolvidas no passado, o de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. "Na época, para participar desse Programa, as famílias precisavam se enquadrar no critério de extrema pobreza, ou seja, possuir uma renda mensal per capita equivalente hoje a R$ 85,00", esclarece Loeck.

As visitas e capacitações técnicas foram realizadas pela equipe de técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Pelotas, que contou com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR). Basicamente, todas as discussões foram focadas na importância dos processos de captação e manejo de água e seus fluxos na sustentabilidade dos agroecossistemas das unidades familiares.

Das famílias, seis agora possuem microaçudes de 1.400m³ para criação de peixes e outras 23 contam com microaçudes de 850m³ para reservação de água. Essas últimas também receberam um kit de irrigação para uma área de 1000m², contendo tubos de gotejamento, caixa de água de 1000 litros e motobomba.

"O Segunda Água e o Fomento às Atividades Produtivas Rurais são exemplos de como as políticas públicas podem dar perspectivas novas às famílias rurais, propiciando que produzam alimentos de qualidade e que continuem, com renda, no campo", finaliza Robson.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.