CI

RS: rota da banana é planejada em Mampituba

A intenção é promover o desenvolvimento do turismo rural


Foto: Divulgação

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Secretaria Municipal de Turismo e Esporte estão traçando em Mampituba a Rota da Banana, e para isso estiveram percorrendo, na última segunda-feira (25/10), as propriedades que integram a proposta. O roteiro foi feito pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Lauren Petenon e Graciela Meking, pela assistente administrativa e turismóloga Quênia dos Santos, o secretário municipal de Turismo, Arceu dos Santos e o diretor de Departamento, Jose Vilson Junior.

Lauren explica que a intenção é promover o desenvolvimento do turismo rural, proporcionando aos visitantes o conhecimento do cultivo da banana, fruta tão importante para a sustentação econômica e social dos agricultores e que faz com que o município seja um dos maiores produtores do Estado. Além disso, é uma oportunidade de vivência das belezas existentes no meio rural, de desfrutar da gastronomia e da aventura e ainda da valorização do natural e dos produtores rurais. O caminho das bananas tem o envolvimento de 40 famílias e passa por oito comunidades, totalizando 45 quilômetros.

O projeto turístico foi desenvolvido pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Mampituba, com apoio das secretarias municipais da Agricultura e do Turismo e Esporte, e integra o Plano Municipal de incentivo ao turismo rural local.

O lançamento da Rota da Banana deverá ocorrer em fevereiro de 2022, quando acontecerá a 2° Festa de Abertura da Colheita da Pitaia na comunidade do Costãozinho, em Mampituba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.