RS tem mais um dia de chuvas e alerta de inundação
O tempo instável deve persistir até o fim da semana

A quinta-feira (19) começou com chuvas intensas no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil estadual renovou os alertas em razão da continuidade das instabilidades que atingem diversas regiões. Cidades como Horizontina, Três de Maio, Santo Ângelo e Ijuí seguem sob condição de alerta severa, com alto risco de alagamentos.
Segundo comunicado emitido pela Defesa Civil, a situação se agravou também na região da Fronteira Oeste. Um novo alerta foi publicado para o rio Ibicuí, com condição severa de inundação. O destaque vai para o município de Manoel Viana, onde o risco é considerado muito alto de enchentes. A orientação é clara: evitar áreas de risco e, em caso de emergência, acionar os números 190 ou 193. O alerta é válido até às 6h40 desta sexta-feira, 20 de junho.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
O acúmulo de chuvas nas últimas 24 horas ultrapassou os 100 mm em algumas localidades, contribuindo para o transbordamento de rios, alagamentos urbanos e encharcamento do solo. A Defesa Civil pede atenção redobrada da população e reforça a importância de seguir os protocolos dos Planos de Contingência Municipais, que orientam como agir em casos de desastres.
Além do impacto nas áreas urbanas, há risco de isolamento em zonas rurais, com estradas alagadas e pontes comprometidas. O tempo instável deve persistir até o fim da semana, com a possibilidade de novas frentes úmidas avançando sobre o estado. A manutenção das chuvas pode agravar a situação nos municípios já impactados, especialmente nas regiões de vales e bacias hidrográficas.