CI

Rússia desenvolve embalagem inteligente para lácteos

Seu uso em massa está previsto para 2024


Foto: Divulgação

Em suma as embalagens sustentáveis são fabricadas com materiais orgânicos (compostáveis ou biodegradáveis) ou com lixo reciclável. Sua fabricação demanda menos energia eletrética ou proveniente de combustíveis fósseis e minimiza a extração de recursos naturais. Na Rússia, um grupo de cientistas desenvolveram sensores projetados para serem embutidos em embalagens de alimentos para monitorar o frescor dos produtos.  

Os pesquisadores da Iniciativa Tecnológica Nacional, programa russo que visa promover tecnologias avançadas em diversos setores da economia, é o responsável pelo lançamento do produto, que poderá ser usado pelo setor de lácteos. Se o leite em uma garrafa com esse sensor azedar, por exemplo, o indicador mudará de cor, explicou Mikhail Charny, especialista do grupo de trabalho da Iniciativa Tecnológica Nacional. 

  Os filmes sensíveis multicamadas podem ser integrados em qualquer embalagem, plástico, Tetra Pack e rolhas de vidro. Seu uso em massa está previsto para 2024. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7