CI

Rússia não planeja interromper importações de carne suína e de frango

O boato fora levantado dentro do próprio governo, por técnicos que anunciaram a proibição das importações do país a partir de 2012


Em resposta a rumores que circularam na semana passada não só no país, mas também no mercado internacional, Viktor Zubkov, primeiro Vice-Ministro da Rússia, anunciou em coletiva de imprensa que não está nos planos do governo qualquer estudo ou intenção objetivando uma futura e total interrupção das compras externas de carne de frango e suína. O boato fora levantado dentro do próprio governo, por técnicos que anunciaram a proibição das importações do país a partir de 2012.

“Isso é praticamente impossível, pois entendemos que deve haver concorrência entre os produtores russos e os fornecedores externos. Além disso, parte do mercado acostumou-se a consumir determinados produtos não disponíveis internamente. Para muitos consumidores, esses produtos sempre estiveram em suas vidas. Não podemos ignorá-los simplesmente interrompendo a importação” – declarou Zubkov.

Indagado sobre uma possível redução das quotas de importação de carne de frango e suína assim que a Rússia conquiste seu acesso à Organização Mundial do Comércio (OMC), o dirigente russo informou que essa questão ainda não foi definida pelo governo russo. Mas não escondeu que as importações de carnes serão cada vez menores, “até atingirem um nível mínimo que não coloque em risco a segurança alimentar da Rússia”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.