CI

SAE BRASIL discute práticas de manufatura sustentável no interior de SP

Engenheiros mostrarão como as empresas do Vale do Paraíba podem melhorar seus processos mantendo-se sustentáveis e competitivas


Adotar conceitos de sustentabilidade dentro de um cenário competitivo, tem se tornado prática obrigatória na indústria. E para discutir as melhores técnicas e difundir conhecimentos de tecnologias no âmbito de manufatura será realizado no dia 5 de novembro, em São José dos Campos, SP, o Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Sustentável. O encontro será no Parque Tecnológico de São José dos Campos (rodovia Presidente Dutra, km 137,8).

O simpósio é promovido pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL e irá abordar também aspectos de como produzir mais em menos tempo, com menos recursos e sem impacto ao meio ambiente. “É preciso se adequar aos novos modelos de produção que o mercado tem buscado. Se uma empresa não procura se atualizar e conhecer o que as demais fazem no seu campo, ela pode não se manter ativa no mercado”, afirma Sérgio Caracciolo, chairman do simpósio. 

Luiz Nerosky, diretor da Seção São José dos Campos, adianta que o encontro abrirá espaço para que as empresas locais apresentem suas necessidades e cases de sucesso. “As demandas e práticas aplicadas nas empresas da região serão efetivamente conhecidas, permitindo interação da cadeia e busca conjunta de soluções”, explica. 

Programação – No simpósio, expoentes da área discutirão as possibilidades relacionadas com a manufatura sustentável, como o professor José Roberto Ferro, que mostrará o aspecto didático da manufatura enxuta. Carlinhos Almeida, prefeito de São José dos Campos, abrirá o simpósio.

Serão quatro painéis - “Indústria e Sustentabilidade”, “Manufatura Enxuta”, “Novas Tecnologias” e “Ciclo de Vida e Eficiência Energética”. Os participantes terão acesso a conteúdos sobre meio ambiente, aspectos de sustentabilidade e suas implicações na região e aplicação de materiais alternativos, como pó de madeira, fibra de coco e fibra de arroz, na indústria automotiva. 

Sérgio Caracciolo comenta que, apesar da pujança do Vale do Paraíba, a região não possui fórum para temas do gênero. “Queremos proporcionar à comunidade industrial da região espaço para apresentação de técnicas, debates de novidades e aprendizagem, sem precisar se deslocar para outros centros urbanos”. 

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.


Programação:

8h20    - Abertura com Luiz Nerosky, diretor da Seção Regional São José dos Campos, e Sérgio Caracciolo, chairman do simpósio.

8h45    - Painel: INDÚSTRIA E SUSTENTABILIDADE
* Sistema de gestão ambiental sustentável em empresas de grande porte
* Sustentabilidade na região do Vale do Paraíba
* Responsabilidade ambiental e seus impactos no desenvolvimento de novas aeronaves

10h55 - Palestra – DESENHANDO O FUTURO: PESQUISAS E DESENVOLVIMENTOS DE NOVOS MATERIAIS PARA A INDÚSTRIA DA MOBILIDADE BRASILEIRA 

11h35 - Painel: MANUFATURA ENXUTA 
* Manufatura Enxuta como ferramenta de competitividade da FAAP
* Casos de sucesso e insucesso da aplicação da manufatura enxuta na indústria da mobilidade nacional (Lean Institute) com Claudio Macedo KPO (Kaizen Promotion Office) Embraer SA 

13h45 - Palestra - DESENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO AEROMÓVEL BRASILEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO NO PAÍS

14h25 - Painel: NOVAS TECNOLOGIAS 
* Desenvolvimento e aplicação de novos materiais na indústria automotiva (GM)
* Novas tecnologias em manufatura aditiva (ITA)
* Robótica na indústria aeronáutica (Embraer)

16h35 - Painel: CICLO DE VIDA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 
* Ciclo de vida e eficiência energética em processos de fabricação (ITA)
* Casos de sucesso em manufatura digital

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.