Safra de bergamota deve ser 20% maior
CI
Imagem: Pixabay
PERSPECTIVA

Safra de bergamota deve ser 20% maior

Colheita ainda está na fase inicial, com o pico mais para a segunda quinzena de maio e início de junho
Por: -Aline Merladete

A colheita da bergamota, que teve início há algumas semanas em Santa Cruz do Sul, tem perspectiva positiva aos 35 produtores do município. Com área plantada de 30 hectares e produtividade de 8 toneladas por hectare, a perspectiva da Emater /RS Ascar é de que a safra chegue a 240 toneladas, 20% a mais que a média anual. Mas a produção, considerada ainda pequena para ser enviada a outros municípios, abastece apenas os supermercados e feiras rurais de Santa Cruz do Sul.

Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Assilo Martins Correa Jr, as condições climáticas – temperaturas altas durante o dia e baixas à noite, somadas às chuvas bem distribuídas – favoreceram o desenvolvimento adequado da fruta. “Será uma boa safra, com frutos de boa qualidade.

De acordo com os dados informados na Gazeta do Sul, a colheita ainda está na fase inicial, com o pico mais para a segunda quinzena de maio e início de junho e previsão de se estender até agosto e setembro”, destaca. Entre as principais variedades plantadas no município estão a taquari, caí, murcot, ponkan e montenegrina.

O preço médio pago ao produtor, em comparação com a última safra, não deverá ter muita alteração, levando em conta o tamanho e a disponibilidade do produto. Ficará em torno de R$ 2,50 a R$ 3,00 o quilo da bergamota comum. Entre as técnicas que resultam nos bons resultados e na ampliação da produtividade para os padrões serem alcançados estão o bom manejo na poda, a adubação equilibrada e o controle das pragas e doenças. De acordo com dados da Emater/ RS-Ascar, são mais de 9,7 mil hectares plantados com bergamotas em todo o Estado.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink