Safra de brasileira de laranja terá queda de 27% 

USDA

Safra de brasileira de laranja terá queda de 27% 

A produção total deve chegar a 393 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg
Por: -Leonardo Gottems
195 acessos

Um relatório produzido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica que a safra da laranja brasileira deve ser 27% menor na temporada 2018/2019 se comparada com o ciclo anterior. Essa projeção se baseia na primeira revisão da safra de citriculturas divulgada em maio pelo Fundo de Defesa para a Citricultura (Fundecitrus). 

De acordo com a publicação, a produção total do País deve chegar a 393 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg, um declínio de 119 caixas em relação à última safra. Como principal motivo da queda no rendimento, o USDA aponta o estresse causado nas árvores devido à grande carga do ano passado e as altas temperaturas ocorridas em setembro de 2017. 

"Condições climáticas adversas e altas temperaturas em outubro afetaram negativamente a configuração de frutas para a safra de 2018. Nota-se que 70 por cento da colheita será originada desde o primeiro florescimento, seguido por aproximadamente 13 por cento do segundo florescimento e 13 por cento do terceiro florescimento", diz o relatório. 

Essa diminuição na projeção de colheita tem relação direta com a queda de produtividade nas regiões de São Paulo e de Minas Gerais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem ser colhidas 288 milhões de caixas nesses dois estados, exatamente 27% a menos do que no ano passado, já nas demais regiões do país as estimativas permanecem as mesmas, cerca de 105 milhões de caixas. 

A produtividade média das laranjas foi estimada pelo USDA em 1,73 caixas por árvore,  uma queda de 23% em comparação com a última temporada, que foi de 2,26 caixas.  

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink