CI

Safra de grãos 2020/21 deverá ser recorde, prevê StoneX

Produção de soja deve superar 130 milhões de toneladas


Foto: Nadia Borges

Estimativa divulgada pela StoneX aponta aumento significativo para a produção brasileira de soja na safra 2020/21, estimada em “132,6 milhões de toneladas, nível que, se confirmado, será o maior já registrado”, destaca a especialista Ana Luiza Lodi. O recorde é resultado de uma área plantada, em 38 milhões de hectares, e de uma recuperação da produtividade, após a forte quebra registrada pelo Rio Grande do Sul no ciclo 2019/20. 

Com uma produção recorde, superando 130 milhões de toneladas, “o balanço de oferta e demanda da soja deve ficar um pouco mais confortável em 2020/21”, aponta a consultoria. Ademais, o potencial para a demanda é muito positivo, destacando que as vendas da safra 2020/21 estão muito adiantadas. “A demanda doméstica e as exportações foram estimadas em 49 e 82 milhões de toneladas, respectivamente”, pela StoneX, com os estoques finais ficando em 2,47 milhões de toneladas. 

A projeção divulgada pela StoneX, afirma que o balanço de oferta e demanda da safra 2019/20 também sofreu ajustes, com aumento das importações para 1 milhão de toneladas, e das exportações para 81 milhões, mantendo uma perspectiva de estoques muito restritos.

Já para o milho, apesar de a produção total poder variar bastante, uma vez que a StoneX ainda não trouxe estimativas para a segunda safra 2020/21 (foi utilizado o número da safrinha deste ano para estimar o balanço), o nível de 100 milhões de toneladas tem grande potencial de continuar sendo superado, a exemplo da revisão feita para o ciclo 2019/20, cujo total nacional atingiu 100,9 milhões de toneladas.  Esse aumento da produção foi condicionado pelo registro de rendimentos acima do esperado, à medida que a colheita da safrinha atual avança, levando a uma perspectiva de produção recorde no inverno, em 73,3 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.