CI

Safra de uva será maior que o esperado

No Rio Grande do Sul, maior produtor, a produção foi reavaliada


Foto: Marcel Oliveira

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentou em 4,9% a projeção para a safra de uva. Serão 78,4 mil toneladas a mais, somando 1,7 milhão de toneladas.

No Rio Grande do Sul, maior produtor (56,5% do total), a produção foi reavaliada com crescimento 8,5%, alcançando 950,2 mil toneladas. Boas condições climáticas e a introdução de variedades mais produtivas favoreceram a safra.

“As condições de estiagem, combinadas com grande amplitude térmica diária, de dias quentes e noites frias, ocorridas no final da primavera e início do verão, não anteciparam o ciclo e foram muito favoráveis para a quantidade e a qualidade enológica das uvas precoces. O consumo de vinho durante a pandemia de Covid-19 cresceu bastante, reduzindo os estoques comercializáveis de uva. Mas as cooperativas do Rio Grande do Sul esperam recompor esses estoques durante o ano, bem como o estoque de passagem até a próxima colheita”, explica o gerente da pesquisa, Carlos Barradas.

Outras unidades produtoras também esperam crescimento da produção em relação a 2020, como Pernambuco (15,3%) e Bahia (8,9%), estados em que se localiza o Vale do São Francisco e que, junto com o Rio Grande do Sul, respondem por 82,6% da produção nacional de uva. Enquanto no Sul a maior parte das uvas tem como destino a produção de sucos, no Nordeste, a maior parte vai para o consumo de mesa. Em relação ao ano anterior, há uma recuperação da produtividade dos parreirais, que proporcionam um crescimento de 18,7% na produção. 

Implementado em novembro de 1972, o LSPA fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.