São Paulo compra de outros estados o mesmo volume de carne que produz
CI
Agronegócio

São Paulo compra de outros estados o mesmo volume de carne que produz

Em 2009, São Paulo importou do restante do Brasil mais de 1,1 milhão de tec, praticamente o mesmo volume produzido no próprio estado
Por:

São Paulo é um grande centro produtor e exportador de carne bovina. Mas mais do que isso, é um grande centro consumidor de carne.

A Scot Consultoria analisou os dados de abate do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados de produção de carne da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para chegar no consumo per capita de carne bovina do Brasil.

Com estes números, calculamos quanto o estado de São Paulo produz e consome de carne bovina.

Em 2009, São Paulo produziu pouco mais de 1 milhão de toneladas equivalente carcaça (tec) de carne bovina. No entanto, considerando a média brasileira seu consumo foi de 1,44 milhão de tec. Fora isso, é preciso considerar as exportações de carne, pois trata-se do maior estado exportador com cerca de 730 mil tec em 2009.

O resultado é que São Paulo é fortemente dependente de outros estados ou regiões brasileiras para suprir o seu consumo de carne bovina. Em 2009, por exemplo, analisando os dados citados acima, São Paulo importou do restante do Brasil mais de 1,1 milhão de tec, praticamente o mesmo volume produzido no próprio estado.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.