CI

Seca afeta até programa modelo

Nenhum município modelo para a produção leiteira escapa da estiagem no RS


Nenhum município modelo para a produção leiteira escapa da estiagem. Com 120 mil litros ao dia, Três de Maio aderiu ao Programa Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo, e elevou a produção local com tecnologia e manejo. Mas as metas irão sofrer atraso pela chuva escassa. O programa objetiva, em dez anos, duplicar a produtividade média que hoje é de 8 litros de leite/animal/dia. O segredo para isso está no manejo da pastagem, alimentação do gado e sanidade. E a seca não permite o manejo, impede a alimentação adequada. Com isso, o recuo chega a 30% da produção.


Valdir Ortiz, secretário municipal de Agricultura, revela que há 20 anos a região convive com o problema hídrico, porém, desta vez há agravantes: "além da falta de água na superfície, estamos com falta de água subterrânea. Nossas fontes secaram"

Desde novembro foram atendidos 200 pedidos de abertura de valas para silagem e 250 de bebedouros. A partir do decreto de situação de emergência, quatro máquinas concentram as atividades para atender aos pedidos. Ortiz revela que as consequências ainda serão sentidas nos próximos três meses: "a silagem reservada para o inverno está sendo usada agora, e irá falta nos próximos meses, já que a safra de milho também teve frustração".


Em uma propriedade na localidade de Rocinha, a produção de gado de corte e leiteira era destaque na região, com açudes grandes, sem problema de abastecimento. Agora, os açudes secos viraram canteiros de obras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.