CI

Secretaria de Defesa Agropecuária completa 41 anos e lança livro sobre controle de pragas e doenças

Estudo foi feito pela doutora Tânia Lyra que foi titular da SDA e da Secretaria Nacional de Produção Agropecuária


A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), completa 41 anos, nesta quarta-feira (28), tratando dos desafios e evolução no controle de pragas e doenças. As ações que envolvem a segurança alimentar são descritas no livro “Defesa Agropecuária: histórico, ações e perspectivas”, da doutora Tânia Lyra, ex dirigente da Secretaria de Defesa Agropecuária, lançado em cerimônia na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

De acordo com o Secretário da SDA, Luís Rangel, “A autora foi desafiada a reconstruir uma história rica e complexa. E sua trajetória lhe permitiu realizar esse objetivo. A única mulher que ocupou o cargo de Secretária de Defesa Agropecuária, nos seus 41 anos de existência como instituição, pôde retratar, com seu estilo catedrático, uma típica odisseia que nos permitirá aprender, para ir além.”

Conforme Tânia Lyra, conhecer o sistema de defesa agropecuária adotado no Brasil, contribui para a atuação, no presente e no futuro, no controle de pragas e doenças, fazendo com que o país continue no ranking dos maiores exportadores mundiais de alimentos”. No prefácio da edição, o ministro Blairo Maggi afirma ser “fundamental conhecer a história para preparar o futuro”.

Maggi destacou que a Defesa Agropecuária teve papel fundamental e prioritário durante sua gestão. “O registro da história feito pela Tânia Lyra representa um espelho dos desafios enfrentados e superados por milhares de profissionais espalhados pelo país, seja nos mais distantes rincões, na pesquisa ou nos gabinetes, discutindo a formulação de importantes políticas públicas adotadas no setor”.

Tânia Lyra é graduada em Medicina Veterinária pela UFRRJ, com mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela UFMG e doutorado em Ciência Animal pela UFMG. Foi Secretária Nacional de Produção Agropecuária e Secretária de Defesa Agropecuária.

O livro “Defesa Agropecuária: histórico, ações e perspectivas” remonta à participação da agropecuária na história econômica do Brasil, demonstrando que a proteção das cultivares e da saúde animal está presente em todas as fases do nosso desenvolvimento cultural e socioeconômico, atuando como determinante do sucesso do agronegócio, que contempla a pequena propriedade, a produção de alimentos básicos e os demandados pelo comércio internacional, desde meados do século 18.

Os Departamentos de Produção Animal e Vegetal desenvolviam as atividades relacionadas até que, em 1977, foram unificados na Secretaria de Defesa Agropecuária.

A publicação foi dividida em oito capítulos, onde são descritas as atividades desenvolvidas do Brasil Colônia até 2018, sendo relatadas as dificuldades e os sucessos na erradicação de doenças, os gargalos para o desempenho da defesa agropecuária.

Medalha

Para reconhecer o trabalho de servidores, o Mapa vai premiá-los com medalhas. Neste ano, os agraciados com a distinção são: Jonas Bandeira da Rocha, Francisco Basílio Freitas de Souza, Carlos Alexandre de Oliveira Gomes, Daniela Soares de Almeida Bueno, Lúcio Akio Kikuchi, Álvaro Nunes Viana e Eliseu Alves.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.