Secretário da Agricultura do RS assina medidas para controle de javali

Agronegócio

Secretário da Agricultura do RS assina medidas para controle de javali

Animais estão trazendo danos aos produtores rurais do Rio Grande do Sul
Por:
2081 acessos

O secretário estadual da Agricultura, Gilmar Tietböhl, com o fim de regulamentar a captura e o abate do javali-europeu, "sus scrofa" e seus híbridos, assinou, nesta quinta-feira (2), Portaria estabelecendo medidas de controle ambiental de ocorrência da espécie. O instrumento permite o abate unicamente por meios físicos, sendo proibidos quaisquer outros meios, em especial o do veneno.

O número de javalis está crescendo, prejudicando as lavouras e a pecuária e trazendo danos aos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Não existe controle da ocorrência dos espécimes de javali-europeu, "não se sabe quantos existem, mas já se sabe dos problemas que acarretam", falou Tietböhl. O instrumento que permite a captura e abate será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (3), quando começa a vigorar.

Esses animais estão alimentando-se das lavouras (e causando estragos), bem como de outros animais como o cordeiro. As perdas para alguns produtores têm sido consideráveis.

As regras estabelecem que o abate somente poderá ser realizado nos limites da propriedade do produtor rural, com sua autorização expressa e após notificação junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), por meio de suas Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink