Seguro rural já alcança 10 milhões de hectares
CI
Imagem: Marcel Oliveira
GESTÃO

Seguro rural já alcança 10 milhões de hectares

Áreas de soja, milho e trigo lideram as contratações
Por: -Eliza Maliszewski

Nesta safra o seguro rural atinge a maior marca de contratações. Até outubro foram 10,022 milhões de hectares segurados com o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O número supera 2014 quando foi alcançada a marca de 9,9 milhões de hectares. Foram utilizados em torno de R$ 680 milhões em subvenção ao prêmio que auxiliou financeiramente os produtores a contratar até o momento cerca de 149 mil apólices, cujo valor total segurado foi de R$ 33 bilhões. 

A projeção do Ministério da Agricultura é que estes números devem ser ainda maiores até o final do ano. A soja é a cultura que mais contratou. Foram 68 mil apólices e 5,8 milhões de hectares segurados, mais da metade do total. Em segundo lugar aparece o milho 2ª safra, com 29 mil apólices e 2,2 milhões de hectares. Em terceiro vem o trigo com 13 mil apólices e 796 mil hectares. Emq quarto destaque para a uva com 9 mil apólices e 33 mil hectares. Em quinto o milho 1ª safra, com 6 mil apólices e 281 mil hectares. Destaque ainda para as contratações de seguro pecuário que recebeu verba separada desde o ano passado. Foram contratadas 1,1 mil apólices.

O produtor que tiver interesse em contratar o seguro rural deve procurar um corretor ou uma instituição financeira que comercialize apólice de seguro rural. Atualmente, 14 seguradoras estão habilitadas para operar no PSR. O seguro rural é destinado aos produtores, pessoa física ou jurídica, independentemente de acesso ao crédito rural. 

Para os grãos em geral, o percentual de subvenção ao prêmio pode variar entre 20% e 40%, a depender da cultura e tipo de cobertura contratada. No caso das frutas, olerícolas, cana-de-açúcar e demais modalidades (florestas, pecuário e aquícola) o percentual de subvenção ao prêmio será fixo em 40%. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink