CI

Semente de canola da China bate recorde de produção

O Zhongyouza 501 foi desenvolvido por uma equipe liderada por Wang Hanzhong, membro da Academia Chinesa de Engenharia


Foto: Pixabay

Uma variedade de sementes de canola desenvolvida pela China alcançou um rendimento de 419,95 kg por mu (cerca de 0,07 hectares) na cidade de Xiangyang, província de Hubei, centro da China, estabelecendo um recorde nacional. Li Jiana, chefe do grupo de especialistas em medição de rendimento, professor da Faculdade de Agronomia e Biotecnologia da Southwest University anunciou a “conquista” em uma conferência.

A variedade Zhongyouza 501 aumenta a densidade de plantio de colza de 15.000 para 30.000 por mu. Com um teor de óleo superior a 50%, a cepa produz 211,57 kg de óleo de colza por mu. De alto rendimento à beira do leito, a linhagem também é resistente a doenças e colapso, e adequada para colheita mecanizada.

Zhongyouza 501 marca um grande avanço na tecnologia central da revolução verde da indústria de colza da China, dizem os especialistas. Atualmente, o rendimento médio de colza na China é de 138,5 quilos por mu, com um teor de óleo de 43%. A semente de canola é a cultura oleaginosa mais importante na China, respondendo por cerca de 50% da produção de óleo de cozinha do país. Atualmente, 70% do óleo vegetal na China é importado do exterior, representando uma enorme ameaça à segurança alimentar do país.

O Zhongyouza 501 foi desenvolvido por uma equipe liderada por Wang Hanzhong, membro da Academia Chinesa de Engenharia e vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, após anos de pesquisas e experimentos. A canola (Brassica napus L. Var. oleifera) é uma planta herbácea pertencente ao gênero Brassica. Sua origem está ligada ao cultivo das sementes oleaginosas conhecidas como sementes de colza (Brassica napus).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.