CI

Sementes de feijão terão rastreabilidade

Cerca de 90% das sementes de feijão não têm suas origens desconhecidas


Foto: Ibrafe

As sementes de feijão brasileiras passarão a ter assegurado o padrão de qualidade e será possível saber a sua origem com a rastreabilidade. Vai ser lançado, nesta quinta-feira (27), o Programa Semente Legal IBRAFE. A parceria é entre o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) e a Ceptis Agro e busca combater a pirataria em sementes de feijão e aumentar os padrões de qualidade do processo produtivo de Feijão e Pulses no Brasil.

Pela parceria, produtores de sementes, revendedores, distribuidores e consumidores poderão contar com o selo Semente Legal. Os produtos com a etiqueta são monitorados por um rigoroso sistema de rastreabilidade segura. O selo será um diferencial competitivo no mercado de sementes de Feijões em todo o país.

O mercado ilegal de sementes piratas também vem crescendo nos últimos anos, causando prejuízos milionários ao setor e ao consumidor final, que adquire produtos de origem e qualidade duvidosas. No segmento de Feijão e Pulses, por exemplo, dados do IBRAFE apontam que cerca de 90% das sementes não são certificadas e têm suas origens desconhecidas. Uma semente fora do padrão pode causar queda na produtividade, disseminação de pragas e doenças, além de incentivar o mercado que não segue as normas legais oficiais.

De acordo com o CEO da Ceptis, Philippe Ryser, a iniciativa contribui para a autorregulação do setor, combatendo práticas de comercialização de sementes piratas, que prejudicam a produtividade e a segurança alimentar dos brasileiros. "Estamos implementando um modelo de negócio com uma referência de boas práticas de produção sustentável e monitoramento contínuo de diversos indicadores ambientais, sociais e econômicos. Isso reflete em todo o setor, que contará com um importante instrumento de combate ao comércio ilícito e à concorrência desleal e, principalmente, de proteção do consumidor", explicou.

Para o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento para que se tenha qualidade. "Precisamos fazer investimentos para termos o reconhecimento do melhor produto e a confiança que o mercado quer. O Semente Legal privilegia o produtor, diferenciando as sementes vendidas no mercado e legitimando nossas marcas como tecnicamente competentes e comprometidas com as boas práticas de produção. Queremos ter as melhores sementes do país. E as sementes certificadas certamente vão valer mais do que as outras", afirmou.

A certificação não é obrigatória e poderá ser feita por adesão voluntária das empresas interessadas. Grandes players do mercado de sementes de Feijão e Pulses já estão em processo de adesão ao programa.

Por meio do Semente Legal, produtores e consumidores finais podem verificar a procedência e ter segurança sobre a qualidade do produto. Na plataforma tecnológica disponibilizada aos produtores, as sementes são cadastradas, associadas a etiquetas codificadas e com registro de sua destinação. Além disso, a qualidade das sementes produzidas é atestada pelo sistema de Verificada Externa da Qualidade (VEQ), feita com o trabalho de amostradores certificados junto ao RENASEM, e laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As etiquetas e lacres de segurança são afixados nas sacarias e bigbags das sementes, com códigos de segurança antifraude e tecnologias antifalsificação.

Toda a segurança do processo pode ser confirmada pelo aplicativo para smartphones, Semente Legal, gratuito e disponível a produtores, empresas e consumidores, que possibilita a autenticação das etiquetas e o acesso às informações sobre o produto como, por exemplo, o termo de conformidade. O aplicativo disponibiliza ainda um canal de denúncia com total garantia de privacidade das informações.

Os produtores que aderem ao Semente Legal passam a contar com um grande diferencial no mercado. São inúmeros os benefícios, entre eles, comprovação da rastreabilidade segura, garantia de origem e qualidade promovida por uma empresa independente; TrustScore como diferencial competitivo; reconhecimento como produtores altamente qualificados, orientados para a sustentabilidade; acesso a fundos de investimentos específicos; auxílio aos órgãos de fiscalização, além das facilidades de divulgação das marcas por meio dos canais Ceptis Agro, das associações e produtores participantes.

O programa Semente Legal é desenvolvido desde 2017 e certifica desde as sementes forrageiras, até as de uso comum e insumos agrícolas e veterinários, o Semente Legal tem a finalidade de garantir a rastreabilidade segura e a origem aos produtos agrícolas.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de feijão, atrás de Myanmar e Índia. Nesta safra, somando os três ciclos e as variedades cores, preto e caupi o país plantou 2,8 milhões de hectares e deve colhe 3,105 milhões de toneladas. O maior produtor nacional é o Paraná seguido de Minas Gerais e Mato Grosso. Os dados são da Conab.

O que: Lançamento do Programa Semente Legal IBRAFE
Quando: 27/05/2021 às 15h
Onde: Evento online no link

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.