CI

Senar/MS ofereceu 2 mil cursos gratuitos em 2010

No total, o Senar/MS oferece 105 cursos diferentes ao trabalhador rural do Estado


No total, o Senar/MS oferece 105 cursos diferentes ao trabalhador rural do Estado
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR de Mato Grosso do Sul termina o ano contabilizando a realização de dois mil cursos gratuitos para o homem do campo em todo o Estado. Em comparação aos 1.700 cursos realizados em 2009, esse número saltou 15%. Os dados foram apresentados, nesta segunda-feira (13), pelo superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, durante encontro que reuniu cerca de 100 educadores da entidade no auditório da Famasul.

Agricultura, pecuária, agroindústria, aqüicultura, silvicultura, alimentação e nutrição, artesanato, cultura, educação, saúde, dentre outros. No total, o Senar/MS oferece 105 cursos diferentes ao trabalhador rural do Estado. Para a gestora de educação profissional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, grande parte dos resultados positivos alcançados esse ano são frutos de um investimento focado na valorização do educador. “Nosso foco é voltado para valorizar o educador fornecendo qualificação necessária para que ele repasse o melhor ao trabalhador rural”, destaca.

E para garantir que a informação e o conhecimento sejam transferidos com qualidade ao produtor rural, o Senar/MS investe na capacitação de seus educadores. Somente este ano, de acordo com a gestora, 63 cursos passaram por atualizações de conteúdo, sendo qualificados 52 educadores. “O Senar/MS quer enviar ao homem do campo a melhor educação possível, mesmo sabendo que isso exige um investimento considerável”, ressalta o engenheiro agrônomo e educador do Senar/MS, David Bambil.

Educador do Senar/MS há quatro anos e responsável por ministrar oito cursos da área de mecanização, David Bambil acredita que a entidade cumpre um papel ímpar na formação dos profissionais no Estado. “Nós temos conhecimentos atualizados da nossa área, porém, nos falta a informação pedagógica que é fundamental e é isso que o Senar/MS nos oferece. Se não fosse esse complemento, nossa formação seria falha”, salienta.

Para dar continuidade a essa linha de raciocínio, o Senar/MS já está programando para a agenda do próximo ano sete cursos de atualizações para educadores e mobilizadores. “Lá no campo é mais carente de informação, então eles valorizam muito toda informação que chega até eles por meio da gente. E nossa atualização e conhecimento dependem muito da motivação que o Senar/MS nos oferece, levando-nos para outros estados para nos mantermos sempre atualizados”, reconhece o engenheiro agrônomo.

Sobre o Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. Em 2009, o Senar/MS ofereceu 1,7 mil cursos nas áreas de profissionalização rural e promoção social, atendendo 30,1 mil alunos sul-mato-grossenses. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

Departamento de Comunicação do Sistema FAMASUL/SENAR-MS

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.