Sequenciamento do genoma do zebuíno leiteiro é destaque em Workshop
CI
Agronegócio

Sequenciamento do genoma do zebuíno leiteiro é destaque em Workshop

Palestra de especialista da Embrapa Gado de Leite enfocará a importância da seleção genômica para o gado de leite durante o evento, que acontece em Araçatuba (SP)
Por:
Palestra de especialista da Embrapa Gado de Leite enfocará a importância da seleção genômica para o gado de leite durante o evento, que acontece em Araçatuba (SP)

A importância da genômica para a pecuária leiteira será o assunto da apresentação do pesquisador em bioinformática em melhoramento animal da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Silva, durante o 2º Workshop Internacional: Genômica Aplicada à Pecuária, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Araçatuba (SP).


Na palestra intitulada ‘Iniciativa em genômica nas raças leiteiras no Brasil’, o público presente verá principalmente que em vias de ser finalizado o sequenciamento do genoma de raças leiteiras zebuínas como Gir Leiteiro e Guzerá, que compõe a maior parte do rebanho nacional, a seleção genômica do gado de leite tropical está prestes a passar por uma revolução. Envolvida nesta pesquisa genética desde maio de 2010 está a área de gado de leite da Embrapa, que espera conseguir trazer ao mercado brasileiro um chip de baixa densidade para avaliação da qualidade dos reprodutores em características de suma importância para a pecuária leiteira até o fim de 2012.

Marcos Vinícius conta que o chip de baixa densidade seria o primeiro a trazer marcadores formulados diretamente com o gene de raças zebuínas (hoje, a seleção é feita com base em genes de taurinos), garantindo considerável melhoria na acurácia da avaliação, menor custo ao pecuarista, além de redução drástica no tempo hábil para o processo de seleção. “Hoje, com os métodos de seleção que possuímos no mercado, conseguimos avaliar com precisão um bom reprodutor com cerca de sete anos de idade. Assim que finalizarmos o sequenciamento do genoma das raças indianas, poderemos estipular os melhores machos ainda na fase embrionária”, explica.


Além disso, o custo atual para avaliação de reprodutores é de R$ 25 mil por animal. A estimativa é que com a nova tecnologia este valor seja reduzido para R$ 360 por cabeça.

Para o especialista da Embrapa, a exposição desta nova tecnologia de seleção bovina em um evento como este workshop, que contará com a presença de grandes nomes da genômica mundial, além de produtores, zootecnistas, pesquisadores e estudantes acadêmicos, é de grande valia para os planos de ampliar cada vez mais a produção leiteira no País. “Como a genômica ainda é uma área nova e pouco conhecida por parte da cadeia produtiva nacional, vários conceitos aplicados a este campo precisam ser definidos de maneira correta ao conversarmos com nosso público-alvo, que é exatamente quem estará presente ao Workshop Internacional: Genômica Aplicada à Pecuária”, destaca Marcos Vinícius.

Após o emprego da seleção por visualização de DNA, a pecuária leiteira nacional encara um crescimento contínuo. Para efeito de comparação, em 1985 foram produzidos 12,5 bilhões de litros de leite; em 2011, este índice beirou os 30 milhões de litros. Para o pesquisador, o pecuarista que aderir às DEPs Genômicas com os novos chips em desenvolvimento testemunhará um salto ainda maior de produtividade e rentabilidade em sua fazenda. “Com resultados mais precisos e maior agilidade, poderemos inserir de fato a produção leiteira do Brasil entre as maiores do mundo”, enfatiza.


As inscrições para o 2º Workshop Internacional: Genômica Aplicada à Pecuária estão abertas e podem ser feitas no site www.genomicaaplicada.com.br. O evento é organizado pela Unesp de Araçatuba, Conexão Delta G e Deoxi Biotecnologia.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.