Setembro terá um dia para entrega de embalagens de agrotóxicos

Agronegócio

Setembro terá um dia para entrega de embalagens de agrotóxicos

Tal recebimento ocorrerá no dia 17 de setembro, das 9h às 15h e só serão aceitos recipientes limpos através de uma tríplice lavagem
Por:
659 acessos
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, órgão da Secretaria de Estado da Agricultura usará o Recinto de Exposições do Bairro das Palmeiras para receber embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores rurais do município. Tal recebimento ocorrerá no dia 17 de setembro, das 9h às 15h e só serão aceitos recipientes limpos através de uma tríplice lavagem. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV, a educação e conscientização do agricultor sobre a correta realização da lavagem e devolução das embalagens é uma responsabilidade tripartite que deve ser exercida pelo poder público, distribuidores e fabricantes de defensivos agrícolas.

Em 2003, foi lançada a campanha para conscientização de agricultores “A natureza precisa de você”, composta pelas etapas “Lave-me” e “Devolva-me” com o objetivo de educar o agricultor quanto as responsabilidades previstas na Lei Federal 9.974/00.

Para dar continuidade ao processo educativo iniciado pela campanha "A Natureza Precisa de Você" e para ampliar a conscientização de agricultores sobre os corretos procedimentos a serem realizados com as embalagens vazias de fitossanitários, foi lançada em abril de 2006, em parceria com o Governo Federal, a campanha "Devolução de embalagens vazias - Olimpio".

Em agosto de 2007, outra campanha educativa foi lançada, dessa vez, dirigida aos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, intitulada "Devolva Certo", com o objetivo de orientar agricultores e trabalhadores rurais sobre a forma correta de proceder com a devolução das suas embalagens.

O principal motivo para dar destinação final correta para as embalagens vazias de agrotóxicos é diminuir o risco à saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Como a maioria das embalagens é lavável, é fundamental a prática da lavagem para a devolução e destinação final correta.

O agricultor deve preparar as embalagens vazias para devolvê-las nas unidades de recebimento, considerando que cada tipo de embalagem deve receber tratamento diferente:

1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;

2. Adicionar água limpa a embalagem até 1/4 do seu volume;

3. Tampar bem e agitar por 30 segundos;

4. Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador;

5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;

6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink