Setor agropecuário é destaque da economia nacional
CI
Agronegócio

Setor agropecuário é destaque da economia nacional

Safra de 163 milhões de ton de grãos e algodão justifica crescimento de 6,9% do PIB
Por:
Safra de 163 milhões de toneladas de grãos e algodão justifica crescimento de 6,9% do PIB

A colheita de 163 milhões de toneladas de grãos e algodão neste ano, volume superior à produção de 149 milhões de toneladas de 2010, influenciou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário, no terceiro trimestre de 2011, em comparação ao mesmo período do ano passado. A avaliação é da superintendente técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire Cristina dos Santos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da agropecuária teve aumento de 6,9%, no terceiro trimestre de 2011, em comparação ao terceiro trimestre de 2010.

O setor agropecuário foi o destaque da economia nacional, com crescimento de 3,2%, segundo o IBGE, enquanto a economia brasileira ficou praticamente estagnada no terceiro trimestre de 2011, em relação ao segundo. A superintendente da CNA lembra que a rentabilidade de quase todas as lavouras foi muito boa neste ano. “Todos os produtos da agropecuária tiveram desempenho positivo, com exceção do arroz, cuja colheita foi de 14 milhões de toneladas”, afirmou. Explicou que os brasileiros consomem cerca de 11,5 milhões de toneladas de arroz e o excedente, de quase dois milhões de toneladas, pressionou os preços do produto para baixo.

O cenário é semelhante para o feijão: além de os preços estarem baixos, os custos de produção foram bastante elevados, comprometendo a rentabilidade da cultura. No caso da cana-de-açúcar, as contas empataram. “Para as demais culturas, tivemos produção em alta e preços acima da média, o que impulsiona o setor agropecuário como um todo”, afirmou.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.