CI

Setor de logística prevê crescimento de 30% com recorde nas exportações


A tendência favorável do comércio exterior brasileiro, que já acumula US$ 80 bilhões nos últimos 12 meses, também está se refletindo na área logística. De acordo com a Aslog (Associação Brasileira de Logística), a previsão é de que o setor apresente crescimento de 30% em 2004 devido ao incremento das exportações. Estima-se que mais de 10 mil empresas hoje atuem diretamente no segmento.

Porém, grandes obstáculos ainda impedem que o desempenho tanto das exportações quanto da logística sejam ainda maiores. Além dos problemas de infra-estrutura (mau aproveitamento e más condições de estradas, ferrovias, hidrovias e portos), acrescente-se a falta de uma política nacional de logística abrangendo governo e empresas, assim como a falta de incentivo à mão-de-obra qualificada. Por causa dessas dificuldades, a safra de 2004 já sofre a ameaças. O próprio ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, adiantou no início do ano que a atual infra-estrutura dos portos poderá não ser suficiente para escoar a produção.

Este será um dos temas abordados pela 8ª Conferência de 8ª Conferência Anual da ASLOG, que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de junho no Novotel Center Norte, em São Paulo. Com o tema “Produtividade, Custos e Competências numa Era de Incertezas”, os três dias do evento devem reunir cerca de 2 mil empresários, executivos e profissionais de logística de todo o país. Ao todo, eles deverão participar de 38 palestras, visitas técnicas, laboratórios de tecnologia e feira de negócios (Fenaslog), além de dois fóruns reunindo os presidentes das principais empresas e entidades de classe do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.