Setor quer a validação do ZARC de milho 1ª safra em MS
CI
Imagem: Marcel Oliveira
ZONEAMENTO

Setor quer a validação do ZARC de milho 1ª safra em MS

Expectativa é que a validação desse zoneamento contribua, principalmente, com os pequenos produtores
Por: -Aline Merladete

Participantes se reuniram em conferência virtual para a validação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o milho 1ª safra (verão) no estado, que inicia o plantio em setembro em alguns municípios. O Mato Grosso do Sul possui cerca de 17 mil hectares com milho 1ª safra, na maior parte, em áreas de bacias leiteiras. A expectativa é que a validação desse zoneamento contribua, principalmente, com os pequenos produtores. “Essa abordagem para pequenas propriedades, tem que ser vista e dada a devida atenção, mostrar que existe potencial para o milho 1a safra no estado”, afirma Carlos Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

O setor produtivo estava representado por várias regiões do estado – instituições privadas e públicas, cooperativas, fundações, entre eles a Secretaria da Agricultura de MS (Semagro); Aprosoja/MS; Aastec, e Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é que os presentes, na reunião, contribuam com a validação a partir dos resultados apresentados.

O prazo para que sejam feitas as considerações é até 22 de junho. “Qualquer mudança sugerida nas reuniões visa identificar incoerências que, havendo embasamento técnico, serão anotadas e analisadas”, explicou o pesquisador Fietz.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink