CI

Siageo Amazônia: conhecimento para o desenvolvimento sustentável

O sistema é uma base de informações territoriais integradas dos nove estados


O sistema é uma base de informações territoriais integradas dos nove estados

O Dia de Campo na TV vai falar sobre o Sistema Interativo de Análise Geoespacial da Amazônia Legal (Siageo) desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária e pela Embrapa Amazônia Oriental, em parceria com Ministério do Meio Ambiente. O sistema é uma base de informações territoriais integradas dos nove estados que compõem a Amazônia Legal e permite um maior conhecimento do território amazônico.

É uma ferramenta que reúne informações georreferenciadas de áreas específicas, valoriza as particularidades dos estados e dos municípios ao mesmo tempo em que possibilita uma visão macrorregional da Amazônia Legal. Também é um instrumento de auxílio ao trabalho de gestores, produtores rurais e consultores ambientais para subsidiar a formulação de planos, programas e políticas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia a partir da consulta dos mapas.

Com análises geoespaciais foi construída uma base de dados georreferenciados que agrega informações dos estados da região sobre solos, cobertura vegetal e uso da terra. Também é possível visualizar áreas protegidas e outras informações relacionadas à gestão territorial regional.

Outra vantagem é não ter custo, possibilitando a visualização das informações e o download dos mapas georreferenciados de acordo com a necessidade do usuário. Além disso, disponibiliza documentos técnicos e marcos legais referentes a cada iniciativa de zoneamento dos estados. As informações estão disponíveis em http://www.amazonia.cnptia.embrapa.br

O Dia de Campo na TV "Siageo Amazônia: conhecimento para o desenvolvimento sustentável" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e a Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):

TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.