CI

Sindag terá avião agrícola na Abertura da Colheita do Arroz

Exposição de aeronave junto a drones e mostra de aviação virtual foi confirmada


Foto: Marcel Oliveira

Em parceria com a empresa Mirim Aviação Agrícola, de Pelotas, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) terá um avião agrícola em seu estande na 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nessa terça (14), depois de uma vistoria feita por técnicos da Mirim e de representantes da organização do evento no local da mostra. A programação vai ocorrer de 12 a 14 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado. Como o local não tem uma área de pouso, o avião será transportado por terra, de uma pista na região, até o estande do Sindag.

A aeronave será uma das atrações no roteiro das Vitrines Tecnológicas – onde produtores rurais, dirigentes do agro, técnicos e agrônomos, além de autoridades e políticos conhecem de perto as tecnologias, pesquisas e novidades para melhorar a eficiência e sustentabilidade das lavouras. “Estivemos verificando as condições do trajeto e a logística necessária para o transporte”, conta o diretor do Sindag Nelson Coutinho Peña. Sócio-gerente da Mirim, Peña destaca a importância da presença do avião na mostra. “A programação começa no dia 12 e esperamos posicioná-lo já na segunda-feira, dia 10”, completa. Além de ceder o aparelho para a exposição, a empresa também é a principal patrocinadora do estande do Sindag.

DRONES E REALIDADE VIRTUAL

O espaço contará ainda uma mostra de aviação com óculos de realidade virtual, onde os visitantes poderão ter a sensação de estar dentro de uma operação aérea – desde o planejamento até o voo sobre lavouras, passando pela preparação da aeronave.  O estande do sindicato aeroagrícola também vai mostrar ao público drones de pulverização e de dados por imagens. Nesse caso, por conta da Allcomp Geotecnologia e Agricultura, de Porto Alegre – outra parceira no evento.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), em parceria com o Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Apesar de historicamente participar do evento, este será o quarto ano em que o Sindag conta com estande nas Vitrines Tecnológicas. E a segunda vez em que leva um avião para a mostra – a primeira foi em 2018, em parceria com a Embraer, na edição ocorrida na Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha.

O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do planeta, com cerca de 2,2 mil aeronaves (atrás apenas dos Estados Unidos). No ranking por Estados, o Rio Grande do Sul fica em segundo, com 427 aviões. Além disso, o Estado é berço do setor no Brasil – cujo voo inaugural foi justamente em Pelotas (vizinha a Capão do Leão) em 19 de agosto de 1947.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.