CI

Soja/Cepea: preços oscilam e liquidez diminui

Valores de soja em grão oscilaram com força na última semana


Os valores de soja em grão oscilaram com força na última semana, influenciados pela instabilidade cambial, por preocupações quanto à safra brasileira e pelo baixo ritmo de venda da oleaginosa norte-americana. Além disso, pesquisadores do Cepea indicam que, de início, as expectativas de maior oferta de soja da Argentina pesaram sobre os valores do Brasil e dos Estados Unidos.

Porém, no final da semana, o enfoque foi dado às especulações de que a redução dos impostos de exportação no país vizinho deva ocorrer de forma mais lenta que o esperado, o que pode elevar as exportações de outros ofertantes, especialmente os norte-americanos, que finalizaram a colheita recentemente.

No Brasil, as preocupações quanto à falta ou ao excesso de chuva, a depender da região, levaram sojicultores a praticamente interromper as negociações da safra 2015/16 nas últimas semanas. Conforme pesquisa do Cepea, de 30% a 40% da safra 2015/16 já foi negociada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.