CI

Soja e algodão sentirão os impactos do calor

Veja a previsão para a quarta-feira (14.12)


Foto: Canva

Nesta quinta-feira (14.12) a onda de calor deve se intensificar sobre o Brasil, resultando em temperaturas próximas ou até mesmo acima dos 40°C em uma ampla região. 

Estações desde o Norte do Paraná até o Piauí devem registrar marcas elevadas, até mesmo para a época do ano. Alguns dos registros podem ficar entre 8 a 12°C  acima do que seria esperado para o período. 

Essa onda de calor está sendo provocada pela atuação de um sistema de alta pressão nas camadas intermediárias da atmosfera – cerca de 5 a 6 km de altitude. Essa alta pressão, impede a formação das nuvens carregadas, favorece a maior presença do sol, e contribui com o aquecimento do ar pelo fenômeno de compressão. 

Ao mesmo tempo, algumas áreas deverão registrar índices de umidade relativa do ar abaixo dos 15%, como é o caso do norte de Minas Gerais e centro-sul da Bahia.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

A baixa umidade, combinada com o intenso calor, resulta em uma intensificação da perda de água do solo e das plantas por evaporação, acentuando a restrição hídrica nestes setores. Áreas produtoras de soja e algodão, que estão avançando no plantio, devem sentir os efeitos da onda de calor. 

Mesmo com intensificação da onda de calor, algumas regiões devem registrar chuvas ao longo do dia. Como será o caso da região norte, em especial no AMACRO, assim como sobre o estado do Mato Grosso. 

Nestes setores as instabilidades acontecem de maneira isolada e passageira, mas com volumes podendo superar os 15 mm isoladamente. 

Áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas também podem registrar chuvas. Com a ressalva da previsão de volumes abaixo dos 10 mm e grande irregularidade nas áreas com potencial de chuvas.

Outro setor com possibilidade de chuva ao longo desta quinta-feiraé o sul do Rio Grande do Sul, onde as instabilidades remanescentes do dia anterior ainda podem resultar em pancadas localmente fortes. 

Veja os mapas de previsão

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.