CI

Soja OGM não afeta biodiversidade, diz governo do Japão 

Canola OGM também foi estudada


Foto: Divulgação

O governo japonês não encontrou sinais de que as safras de soja e colza geneticamente modificadas (OGM) tenham qualquer impacto sobre a biodiversidade circundante durante os 15 anos de crescimento natural, reforçando ainda mais sua defesa de mais aprovações de safras transgênicas no país.  

"Desde 2006, temos investigado o crescimento de sementes transgênicas de soja e canola, e a presença ou ausência de cruzamentos com suas espécies relacionadas na área circundante [onde crescem]", disse o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas (MAFF) em um comunicado formal. “No último levantamento realizado em 2020, os resultados não mostram uma situação [significativa] em que genes recombinantes [de plantas transgênicas de canola ou soja] se espalharam para espécies próximas a elas, ou levaram a uma expansão”, completou. 

Para a soja, a equipe de pesquisa do MAFF conduziu sua pesquisa em locais que continham soja OGM e soja selvagem, consideradas "espécies estreitamente relacionadas que podem ser cruzadas com soja OGM". A pesquisa cobriu um raio de aproximadamente 5 km das áreas de soja transgênica e as folhas das plantas foram usadas para análise. “Foi realizada uma análise de genes de resistência a herbicidas e genes de resistência a pragas que estão presentes na soja transgênica. Não foram observados cruzamentos entre a soja transgênica e a soja selvagem, ou entre a soja transgênica com diferentes resistências ", disse o MAFF. 

“No caso da canola-rap, observamos cerca de 19% dos casos nesta pesquisa em que a canola transgênica espalhou o gene recombinante para outras espécies transgênicas com genes diferentes ou espécies não transgênicas estreitamente relacionadas, [mas] conforme avaliado no cruzamento taxa [não considerado como tendo um impacto significativo na biodiversidade] “, concluiu. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.