Soja Plus distribui 30 mil placas informativas nas fazendas do MT
O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira, está promovendo a adequação socioambiental das propriedades rurais no estado do Mato Grosso
Exemplos de alertas contidos nessas placas, que são fixadas pelos supervisores de campo da APROSOJA-MT em lugares visíveis para orientação de saúde e segurança dos funcionários da fazenda: uso obrigatório de botas, luvas, macacões, avental, protetor facial, máscaras, óculos, touca árabe, lave as mãos. Atenção – nesta fazenda é proibido o trabalho infantil sob qualquer pretexto; Cuidado – desligue o motor antes de abastecer; Atenção – lavanderia exclusiva para roupas de uso pessoal; Aviso – água potável, proibido o uso de copo coletivo; Cuidado – Defensivo; Higiene – antes das refeições lave as mãos; Segurança – é proibida a reutilização de embalagens vazias de agrotóxicos para qualquer fim.
Os organizadores do Soja Plus – ABIOVE, APROSOJA e SENAR – MT – também estão entregando aos produtores rurais dois blocos – um que oferece apoio na administração e controle na retenção e devolução de documentos pessoais para o cumprimento da legislação trabalhista; e outro para apoio na supervisão e controle para a correta utilização do Equipamento de Proteção Individual – EPI. A NR-31 indica os EPIs que devem ser fornecidos de acordo com a atividade a ser exercida. O empregador rural, de acordo com as necessidades de cada atividade, deve fornecer aos trabalhadores equipamentos de proteção, tais como: proteção da cabeça, olhos e face; óculos contra irritação e outras lesões; proteção auditiva; proteção das vias respiratórias; proteção dos membros superiores e inferiores; proteção do corpo inteiro nos trabalhos em que haja perigo de lesões provocadas por agentes de origem térmica, biológica, mecânica, meteorológica e química.
Além desses materiais, os organizadores do Soja Plus fixaram 2 mil cartazes nos 21 núcleos da APROSOJA, em locais, como sindicatos rurais, cooperativas e no SENAR. O cartaz anuncia as atividades do Soja Plus, como cursos de capacitação gratuita para melhorar a gestão das fazendas, nos quais são abordados temas como defensivos, contrato de trabalho, gestão da saúde e ambiente de trabalho. O cartaz anuncia: “Qualidade de vida na sua fazenda”. Você, produtor rural, melhore a gestão da sua propriedade; participe do curso em seu município sobre saúde e segurança do trabalho. São muitos os benefícios: redução da ameaça de processos trabalhistas! Funcionários saudáveis aumentam a produtividade da fazenda! Ambiente de trabalho limpo e organizado é bom para todos!