CI

Soja Plus distribui 30 mil placas informativas nas fazendas do MT

O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira, está promovendo a adequação socioambiental das propriedades rurais no estado do Mato Grosso


O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira, está promovendo a adequação socioambiental das propriedades rurais no estado do Mato Grosso. Atenção especial vem sendo dada à qualidade de vida na fazenda, com a divulgação das normas de saúde e segurança ocupacionais. Para tanto, o Soja Plus confeccionou 30 mil placas para 600 fazendas. Cada uma está recebendo 50 placas informativas.


Exemplos de alertas contidos nessas placas, que são fixadas pelos supervisores de campo da APROSOJA-MT em lugares visíveis para orientação de saúde e segurança dos funcionários da fazenda: uso obrigatório de botas, luvas, macacões, avental, protetor facial, máscaras, óculos, touca árabe, lave as mãos. Atenção – nesta fazenda é proibido o trabalho infantil sob qualquer pretexto; Cuidado – desligue o motor antes de abastecer; Atenção – lavanderia exclusiva para roupas de uso pessoal; Aviso – água potável, proibido o uso de copo coletivo; Cuidado – Defensivo; Higiene – antes das refeições lave as mãos; Segurança – é proibida a reutilização de embalagens vazias de agrotóxicos para qualquer fim.

Os organizadores do Soja Plus – ABIOVE, APROSOJA e SENAR – MT – também estão entregando aos produtores rurais dois blocos – um que oferece apoio na administração e controle na retenção e devolução de documentos pessoais para o cumprimento da legislação trabalhista; e outro para apoio na supervisão e controle para a correta utilização do Equipamento de Proteção Individual – EPI. A NR-31 indica os EPIs que devem ser fornecidos de acordo com a atividade a ser exercida. O empregador rural, de acordo com as necessidades de cada atividade, deve fornecer aos trabalhadores equipamentos de proteção, tais como: proteção da cabeça, olhos e face; óculos contra irritação e outras lesões; proteção auditiva; proteção das vias respiratórias; proteção dos membros superiores e inferiores; proteção do corpo inteiro nos trabalhos em que haja perigo de lesões provocadas por agentes de origem térmica, biológica, mecânica, meteorológica e química.


Além desses materiais, os organizadores do Soja Plus fixaram 2 mil cartazes nos 21 núcleos da APROSOJA, em locais, como sindicatos rurais, cooperativas e no SENAR. O cartaz anuncia as atividades do Soja Plus, como cursos de capacitação gratuita para melhorar a gestão das fazendas, nos quais são abordados temas como defensivos, contrato de trabalho, gestão da saúde e ambiente de trabalho. O cartaz anuncia: “Qualidade de vida na sua fazenda”. Você, produtor rural, melhore a gestão da sua propriedade; participe do curso em seu município sobre saúde e segurança do trabalho. São muitos os benefícios: redução da ameaça de processos trabalhistas! Funcionários saudáveis aumentam a produtividade da fazenda! Ambiente de trabalho limpo e organizado é bom para todos!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.