Soja resistente a glifosato e lagartas é apresentada no Showtec 2012
CI
Agronegócio

Soja resistente a glifosato e lagartas é apresentada no Showtec 2012

A soja Intacta RR2 PRO, da empresa Monsanto, foi apresentada no Showtec 2012
Por:
A soja Intacta RR2 PRO, da empresa Monsanto, foi apresentada no Showtec 2012. A tecnologia, além de resistente ao glifosato, confere proteção contra lagartas. Ricardo Gentil, gerente de Tecnologia de Soja e Algodão, informou ainda que o produto tem mais produtividade. “Ainda não sabemos o quanto é mais produtivo”, informou.


A tecnologia foi aprovada em agosto do ano passado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), mas a empresa só vai lançar para a comercialização depois que todos os países aprovarem o produto. Como a tecnologia está em fase final de pesquisa, somente estará apta a ser comercializada após o registro das cultivares e as aprovações para importação em mercados importantes como a China.

A Monsanto investiu US$ 100 milhões para desenvolver o novo transgênico e é a primeira tecnologia criada para um mercado fora dos Estados Unidos.

No Brasil, 500 produtores foram selecionados para testar o produto. Elvio Rodrigues, de Maracaju (MS), é um dos produtores rurais que estão testando o produto. Ele plantou quatro hectares com a nova tecnologia. “Ela realmente é mais resistente a lagarta, mas quanto a produtividade ainda não é possível avaliar”, comentou o produtor.


Para escolher as regiões brasileiras e os produtores rurais que participariam do experimento, a empresa avaliou a gestão da propriedade, a importância do agricultor para aquela região a ser selecionada e também escolheu áreas distintas. Elvio deve colher em um mês. A produção dele e dos demais será queimada, pois ainda não pode ser comercializada.

Em Mato Grosso do Sul, foram selecionados 45 campos de teste. Dez estados participam dessa avaliação. Produtores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Goiás estão testando a nova soja.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.